A escrita da História das Ciências é tão antiga quanto as ciências que são objeto de seu estudo. Encontramos relatos sobre tentativas de conhecer o mundo natural e social desde a antiguidade, nos quais se revela uma grande diversidade de modos de se explicar os fenômenos.
Embora existam narrativas sobre as ciências que remontem a diferentes épocas, foi somente no início do século XX que esta área se institucionalizou e passou a ganhar características próprias. A criação da History of Science Society e da revista ISIS, em 1912, foi um acontecimento que afirmou a importância de a análise do desenvolvimento histórico das ciências ser uma área de estudos que precisa ser realizada a partir de certos princípios teóricos e metodológicos.
Desde os escritos de George Sarton até hoje em dia, a área de pesquisas em História das Ciências se consolidou. Atualmente há sociedades de História das Ciências em muitos locais do mundo, inclusive em nosso país, que em 1983 criou a Sociedade Brasileira de História da Ciência, que em 2018 realizou seu 16° encontro bienal. Ao longo do tempo, os trabalhos se aprofundaram nas temáticas já presentes nas pesquisas mais antigas, mas notadamente ampliaram-se com novos objetos, abordagens e métodos.
Este I Encontro de História da Física busca somar-se ao conjunto de ações que colocam em debate a História das Ciências. A criação de um evento específico para a Historia da Física leva em consideração que cada área do conhecimento admite contornos epistemológicos próprios, conferindo aos estudos sobre uma determinada ciência características historiográficas específicas. Assim, o objetivo geral do evento é promover um espaço em que as principais questões de pesquisa em História da Física possam ser debatidas e aprofundadas. Ao mesmo tempo, o encontro se coloca como espaço de formação, em que pesquisadoras e pesquisadores iniciantes possam adquirir conhecimentos que servirão de base para seus trabalhos. Para isso, contaremos com a participação de convidados nacionais e internacionais.
Esta primeira edição do evento ocorrerá no Instituto de Física da USP. Contudo, esta iniciativa nasce do diálogo entre pessoas de diferentes instituições e regiões do Brasil. Assim, espera-se que novas edições ocorram em outras cidades/estados. Desta forma, a constituição de um espaço permanente e diverso de debates sobre História da Física é o objetivo principal deste primeiro encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!