FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 2 de dezembro de 2018

De Vygotsky aos youtubers






A teoria de Vygotsky é uma teoria comportamental, ele é um interacionista, ou seja, acredita que a formação da criança se faz, além dos estímulos genéticos, com a interação com o meio, o comportamento é influenciado através das relações com as pessoas ou grupos. A atividade e a comunicação são fatores determinantes dentro dela. Quando realizamos uma atividade manifestamos a nossa capacidade cerebral e assim temos a necessidade de nos comunicar. É isso que nos diferencia dos animais, pois eles agem somente pelos instintos.
Nas atividades mostramos quem somos e assim conseguimos compreender o outro e nos comunicamos através do que Vygotsky chama de signos, que é algo que está situado fora do indivíduo. Mas o que são os signos? Usamos eles para dar forma aos nossos pensamentos, estabelecer uma linguagem e essa linguagem pode ser através das palavras, imagens, letras e etc. O conjunto dos signos formam as palavras e o conjunto delas formam as linguagens, o sistema simbólico. Utilizamos os signos para nos manifestar com funções simbólicas.
Vygotsky também se refere ao significado, que é uma zona do sentido que a palavra adquire na zona do discurso. Palavra e significado são coisas distintas, a palavra é influenciada pelo contexto, portanto a palavra é mutável, já o significado é imutável, fixo e o sentido é indissociável do significado, que mostra qual é o significado dito.
Tudo tem um sentido, que abrange a subjetividade, a emoção e tudo isso (signo, palavra, significado, emoção) serve para compreendermos o pensamento e a linguagem, aquilo que pensamos e exteriorizamos, que faz a relação com os meios sociais, onde daremos sentidos e transformamos o meio contribuindo assim para a evolução do homem, historicamente falando, assim o homem, através do conhecimento que adquire e da linguagem, contribui para a transformação do outro. A emoção, segundo o autor, é a disponibilidade dos recursos subjetivos para o desenvolvimento de uma atividade, e o exemplo disso é a motivação.

E o que motiva/influencia essa onda ultraconservadora que assola o país, inclusive as pessoas? O poder, mais do que o dinheiro, que convenhamos não falta para esse povo, mas para a população que compactua com eles sim, afinal quem está por trás dessa ideologia são os multimilionários, mais precisamente os americanos. A palavra felicidade, por exemplo, está ligado a um significado diferente do que para o restante da população, a emoção e a motivação, segundo a definição de Vygotsky, que se assemelha muito a nossa, a felicidade é baseada num sentimento/emoção de bem-estar, que reúne todos os momentos felizes que tivemos no decorrer da sua vida, mas para eles isso está diretamente ligada à sensação de poder e dinheiro. Assim funciona o sistema em que vivemos, o capitalismo. O que para muitos também acaba tendo o mesmo significado.


Um exemplo disso são os youtubers, o poder para eles está voltado ao reconhecimento, mais do que ao dinheiro e sem dúvida influenciam e muito nossos jovens através dos seus canais e penso que agora seria a hora de nos aproveitarmos disso para vencer esse conservadorismo. A internet hoje é ainda um lugar democrático, muito mais do que qualquer outro. Esses que possuem hoje um canal na internet e estão percebendo o que essa nova política que vem sendo formada está ocasionando devem lutar contra isso e devemos nos unir a eles, não por questões partidárias, mas por questões políticas.

O novo ministro da educação, em sua entrevista, como você pode ler aqui, deu algumas dicas de onde começarão a “moldar” os pensamentos dos futuros eleitores mais jovens, no Youtube, quando declarou que os jovens hoje deveriam empreender na internet. Não podemos esquecer que ele é um dos que apoia veementemente o projeto do Escola Sem Partido. Essa declaração, a meu ver, mostra claramente as intenções deles, resumindo, aliciar jovens menos esclarecidos politicamente para disseminar suas ideias conservadoras.
Espero que os youtubers e os educadores se unam nessa empreitada, deixando de lado as brigas ideológicas e partidárias, pois se isso não for feito jogaremos o país a um retrocesso sem tamanho. Independentemente de qualquer coisa a liberdade e a democracia devem ser sempre preservadas, visando sempre o bem de todos e a igualdade social.

Mais um pouco sobre o tal Olavo de Carvalho pelo El País


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!