FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Terra plana?





É muito engraçado vê argumentos de Terra planistas, realmente a única vantagem em debater esse tipo de argumento é o de adquirir mais conhecimento. Aos alunos que pretendem prestar vestibular, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou mesmo por curiosidade recomendo o site do Professor Fernando Lang da Silveira, onde ele responde a dúvidas de alunos. O assunto da vez é sobre a Terra plana e o avião:

A cinemática e a dinâmica da aeronave em voo paralelo ao solo

Boa tarde,
Tenho acompanhado a discussão a respeito da teoria da Terra plana, que, obviamente, não aceito. Porém, há um ponto insistentemente mencionado por eles, que é o fato de os aviões não realizarem uma correção durante o voo, mantendo-se em trajetórias retilíneas. Em sua argumentação, deveriam inclinar o bico para baixo a fim de corrigir a curvatura “caso a Terra fosse realmente esférica”.
Dessa forma, gostaria de uma explicação que rebatesse essa argumentação, já que meus conhecimentos em Física e Matemática não são suficientes para tanto. Veja que em momento algum ponho em dúvida a certeza da esfericidade, apenas desejo ampliar meus conhecimentos e meu arsenal contra esse mito. Aliás, diga-se de passagem, discutir com terraplanistas é o mesmo que discutir com criacionistas. Em minha opinião, tanto a esfericidade da Terra como a Evolução não contradizem a Bíblia. Esta última, inclusive, chamo, em minha concepção pessoal, de “criação contínua“.
Atenciosamente, RRR

 CREF- Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!