FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 14 de julho de 2018

EM DEFESA DA LICENCIATURA pelo professor Francisco Caruso




A solução do problema educacional brasileiro passa, necessariamente, por duas etapas, que se resumem essencialmente na busca da revalorização do Saber. Independente de qualquer política ministerial, este é o compromisso maior que deveria brotar espontaneamente de toda a comunidade acadêmico–científica. As duas etapas a que nos referimos pouco dependem de verbas e s˜ao: a conscientização da responsabilidade e do papel de liderança que cabe a esta comunidade na busca desta solução; a sua capacidade de promover, nas Universidades, uma ampla e profunda reestruturação dos currículos de Licenciatura. A Universidade precisa sair de sua redoma de vidro — sem que isto implique o assistencialismo — e assumir a posição de liderança que lhe cabe na busca da solução do maior problema do país: a Educação Básica. A concretização dessas etapas necessita, por sua vez, crucialmente da autonomia das Universidades e dos Institutos de Pesquisa. Não a autonomia do faz de conta ou a autonomia orçamentária, mas a autonomia construída em nome da revaloriza¸c˜ao do Saber, que, verdadeiramente, assegure e estimule a prática da plena democracia do Saber no meio acadêmico–científico, ou seja: a autonomia que contemple e valorize todas as áreas e atividades intelectuais, sem qualquer discrimina¸c˜ao ou objetivo imediatista ditado por interesses corporativos e/ou por políticas governamentais. Se esta for a essência da proposta de regulamentação do artigo 207 da Constituição, que consagra o princípio da autonomia universitária — anunciada pelo governo para 1995 [1] — estar´a sendo cumprido, em nossa opinião, um dos mais importantes requisitos no sentido de estimular e viabilizar uma reformulação geral de todas as Licenciaturas. Neste ensaio, vamos nos limitar a discutir porque uma mudança profunda da filosofia dos cursos de Licenciatura deve, neste momento, ser considerada a principal contribuição da Universidade `a sociedade brasileira, embora defendamos que o problema educacional deva ser atacado simultaneamente pelos dois extremos, i.e., Licenciatura e Pós–Graduação. Algumas questões referentes `a Pós–Graduação foram discutidas em [2,3]....


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