FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Em uma nova edição: F. Caruso e A. Santoro: Física, filosofia e educação



Lendo o livro dos professores Francisco Caruso e Alberto Santoro, me veio à cabeça uma discussão muito comum sobre os sistemas heliocêntrico e geocêntrico de Aristóteles: por incrível que pareça, ainda existem pessoas que não acreditam que a Terra gira em torno do Sol.

O livro é maravilhoso. Para adquiri-lo acesse aqui, pois eu o recomendo.
Aqui vai um pequeno trecho, tanto em partes quanto resumido, aproveitem!

“Erástones calculou a distância máxima entre o Sol e a Terra cerca de 270 anos antes de Cristo e afirmava que a Terra girava em torno do Sol e, em aproximadamente 250 a.C., fez o cálculo da circunferência da Terra, errando em aproximadamente 1%.
Aristóteles inventou uma física e uma cosmogonia que permaneceram até 1600 (são 20 séculos), física errada, mas colocada no bom senso: todas as coisas da natureza tendem a ficar num só lugar, têm uma posição privilegiada.  Se tem movimento, é porque você aplica uma violência, uma força. Cessada a violência, os corpos voltam para seus lugares naturais.

O Universo possui apenas cinco planetas (Júpiter, Saturno, Marte, Vênus) e a Terra estava parada no centro desse universo. Mas, o primeiro filósofo conhecido foi Tales de Mileto (lembram-se do Teorema de Tales?) que dizia que tudo o que existe é composto por água. Podemos dizer que ele “unificou” todas as teorias com essa filosofia. Depois veio Anaxágoras, que dizia que não era a água, mas o ar. Só que foi Anaximandro quem conseguiu prever o que chamamos hoje de quarks, pois ele diz que todo o universo é formado por uma substância desconhecida, infinita e que preenche o universo inteiro. Os quarks não podem ser observados, estão confinados, presos e ele contradiz um pouco o princípio de Heisenberg. Se não conhecem a Teoria, leiam aqui.
                                                         Relembre o Teorema de Pitágoras aqui

Logo depois surge Heráclito: é o fundador da dialética e ele diz: “Os seres imortais são mortais, os mortais são imortais, vivendo daqueles a morte, morrendo daqueles a vida”. Será que se referia aos fótons? Afinal, com a sua morte criam um par de elétron-pósitron. “Um pósitron, vadiando por aí vê um elétron e o come , criando os fótons. Então, você vê uma dialética deles, é uma beleza.”
Todos esses gregos faziam especulações e guerreavam entre eles, inclusive Aristóteles era contra Pitágoras. Mas, a obra de Aristóteles foi adotada pela Igreja, principalmente por São Tomás de Aquino e heresia seria alguém dizer algo que não estivesse nas Santas Escrituras. Mas houve vários nominalistas que criticavam a física e a cosmogonia de Aristóteles e o principal deles foi Galileu Galilei, que construiu o seu próprio telescópio, com que descobriu coisas novas no céu, desenvolvendo a Física Moderna através de uma nova filosofia. Antes dele, os gregos davam mais valor à dialética, ao raciocínio, à discussão do que à observação de um fato. 

                                                                      Galileu


Galileu, através de suas observações, descobriu as leis fundamentais, o princípio da inércia e, apesar de Aristóteles dizer que abaixo da Lua não seria possível descrever o movimento que se passa, Galileu disse que as leis físicas são as mesmas, na Terra e no Céu.
Galileu deveria obedecer à Santa Autoridade, ao Santo Ofício, mas os seus escritos não mostravam isso e os aristotélicos, que eram a maioria nas Universidades da Itália, faziam intrigas contra ele.

                                                             Galileu e o Santo Ofício

 Ou Galileu admitia que podia estar errado e que tudo não passava de uma especulação, ou seria morto. Houve uma Comissão de professores universitários e santos da igreja, o Santo Ofício, que elaborou um relatório sobre as ideias de Galileu e ele então renegou sua teoria - o que o salvou da fogueira -, mas foi condenado a ficar enclausurado.
...”Há muitos Santos Ofícios espalhados pelo Brasil e a educação no Rio de Janeiro recebeu golpes mortais em 1930, da Santa Igreja, de pensadores católicos, contra Anísio Teixeira, que queria estabelecer um sistema educacional, e hoje, se estivesse vingado, o Rio de janeiro seria outro, e talvez o Brasil fosse outro. Isso a gente vai ver um dia.” ...
Como podem ver a educação no Brasil começa desde muito tempo com ditaduras impostas e alguém ainda tem dúvidas de nossa evolução?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!