FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 2 de julho de 2013

A verdadeira manifestação


Quando comecei o meu blog, a minha ideia era falar da física, que não conta com a ajuda da educação, pois os nossos políticos não investem nem na educação imaginem, na física. Como professora de física, sou uma classe em extinção no país e não me refiro somente à física, mas a todas as áreas da chamada ciências exatas, que hoje se chama, ciências da natureza, o que é muito certo, pois de exatas não possui nada, estão acabando.

Conforme fui tentando descobrir o motivo real pelo qual as ciências da natureza andam tão em decadência nos últimos anos (afinal, são as matérias que mais avançam, devido às tecnologias de pesquisa que se desenvolveram), então, cheguei a algumas conclusões, mas a mais importante e a que eu acredito ser a mais importante é que o brasileiro nunca se importou com a educação pública, embora, na realidade, seja a educação a responsável por que tudo, absolutamente, tudo funcione.
Os serviços básicos que, a meu ver, são obrigações do nosso Estado - segurança e saúde, por exemplo - são os que mais dependem da educação. E sabe por quê? Não? Então, vamos lá: médico precisa de quem para se tornar médico? Policial precisa de quem para se tornar policial? A educação é a base de tudo isso. Ou seja, não desisti de lutar pela educação, muito pelo contrário, pois o país só crescerá no dia em que a população, em vez de lutar só contra corruptos, lutar também por reforma política e, principalmente, pela educação. Se tudo é importante, devemos lembrar que todos os avanços da sociedade dependem da educação, inclusive a ética e a cidadania.
Devíamos, também, lutar pela permanência de nossos cientistas no País, já que eles preferem ir para fora do Brasil ao invés de ficar na sua pátria, por falta de investimento governamental na área. E essa luta é árdua, porque precisamos convencer a todos, principalmente pesquisadores e professores, que cabe a eles mudar essa situação, através das salas de aulas ou da publicação de trabalhos ou na orientação a seus alunos na pesquisa e também na publicação de trabalhos. Só assim, a coisa passa a funcionar.
De que adiantaram greves e mais greves? De que adiantou o professor esbravejar, reclamar, falar mal, se dentro da sala de aula o ensino foi ficando cada vez mais fraco? Já disse isso uma vez e repito, nós, professores de escolas públicas, temos autonomia dentro de sala de aula, que escola particular nenhuma possui (com raríssimas exceções) e por que permitimos que a educação seja usada como massa de manobras eleitorais, má educação, quero dizer? Por que não mudamos isso e passamos a estimular nossos alunos a aproveitarem os estudos para usufruírem das bolsas e cotas e os estimulamos a lutarem pelo seu país e pela sua educação?
Ah! Muitos vão dizer que falta apoio dos pais. Concordo. Mas até quando vamos esperar apoio de pais que viveram os momentos em que a educação estava e ainda está em decadência? Ou seja, isso é um círculo vicioso e temos que quebrá-lo, pois está nas nossas mãos o futuro de cidadãos e eleitores, o futuro do país. Não podemos mais jogar a culpa no outro, temos que assumir isso e lutar pela única coisa que fará o Brasil progredir: a educação.

2 comentários:

  1. Cuidado com postagens que falam mau da Dilma e do Lula, pois saiba que somente para escolas da região sul da Capital o governo federal enviou, só no 1o semestre, R$ 2,3 milhões através do programa dinheiro direto na escola, para os professores melhorarem a infraestrutura e adquirirem material pedagógico para os alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua resposta darei no próximo post, faço questão. Obrigada pelo comentário. :)

      Excluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!