FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ensinar quem gosta é fácil e... “Educar é um ato político” (Marli Souza)








Ensinar física para quem gosta é fácil, quero ver professor desenvolver a vontade de aprender a física na maioria dos alunos. Para quem não sabe, eu tenho uma filha de 14 anos, que estuda em escola pública, aqui na cidade onde moro, Atibaia. Ela está no primeiro ano do Ensino Médio. E ouço muito suas queixas com relação a professores, algumas são descabidas, coisas de adolescentes, mas outras com fundamento.


Uma que me chamou a atenção foi em relação a sua professora de física, que por um motivo que ela disse não poder explicar, saiu. Minha filha adorava a matéria e estava entendendo, inclusive usou a seguinte frase: "Física é fácil, mãe!" Eu fiquei muito contente, afinal é a minha área também.
A professora era brincalhona e gozadora, coisas que alunos adoram, tipo professor de cursinho. Eu, como professora de física, não tenho esse perfil, sou séria, mas acho demais professores que fazem isso. Só que, apesar de minha seriedade, tento passar a física numa linguagem mais acessível, pois sei da defasagem deles com relação à linguagem científica.


Não acredito no sistema construtivista, acho isso uma piada de mau gosto. Acredito que os alunos devem aprender a linguagem matemática e das ciências e não o contrário, como é sugerido hoje. Nosso aluno tem capacidade, e muita, para desenvolver e aprender essa linguagem matemática, só falta a preparação adequada.
Esses alunos já estão vindo de um sistema educacional falho, de uma falta de incentivo por um senso crítico e ainda por cima com professores desmotivados por “N” motivos que não vêm ao caso agora, por isso, acredito que a ciência e a linguagem matemática deve ser ensinada e desenvolvida na infância. A criança é curiosa e, se ela for estimulada, poderemos formar grandes cientistas. É claro que não serão todos que irão se tornar cientistas, cada um tem a área com que mais se identifica, mas teríamos mais cientistas, com certeza.
Bom, voltando à história da minha filha, o novo professor, que eu não conheço, é um professor universitário, com mestrado ou doutorado, inclusive, só não sei se é verdade o doutorado, mas, enfim, ela reclamou que ele não sabe explicar, que ela não entende nada. Eu perguntei o que ele tinha dado, ela não soube responder e nem tinha copiado a matéria. Claro que chamei sua atenção, afinal, teria que ter copiado a matéria e me pedido explicações, só que o jovem hoje, faz exatamente isso, errado, mas faz. E não podemos culpá-los, a educação permissiva está tornando esses adolescentes revoltados contra um ensino, mas sem senso crítico, ou seja, inertes.
A questão é: Quem é o culpado? Não importa, o importante é que precisamos consertar isso e está na mão do professor começar essa mudança, desenvolvendo o senso crítico dessa geração, que pode e deve mudar essa situação. Foi como eu disse no inicio desse texto: Ensinar quem gosta é fácil, quero ver ensinar a gostar. Aluno precisa ser politizado, urgente!
Abaixo segue um vídeo, muito interessante sobre motivação, que foi me enviado por Felipe Massuia, um garoto de 15 anos apenas... (sem mais comentários, vejam o vídeo)

E viva a geração Y




Aproveitando a situação atual da educação no nosso país eu, Mara Zumpano e Antonio Roberto Vigne estamos desenvolvendo um projeto para alunos do Ensino Médio, para que juntos consigamos reverter o atual quadro da nossa educação brasileira. para detalhes do projeto, acessem o link do Ciência e Tecnologia e nos procure. passou da hora de revertermos essa situação.

Acessem:


2 comentários:

  1. Olá Professora Cibele, felicidades para toda sua casa!

    Estamos aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!