FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 12 de março de 2013

Jesus não era um superstar, era político.



Conta a lenda que Herodes, temendo o Messias, ordenou a matança de todas as crianças recém nascidas, isso mesmo antes dele nascer. Para você ver que já fazia política e tem mais, João Batista, primo de Jesus foi denunciado, preso e assassinado por corrupção. Quem diria hein!
 Jesus passou a vida em conflito permanente com as autoridades da sua época e acima de tudo foi um revolucionário, pois nunca aceitou nem o modo barbárie como viviam nem a hipocrisia daquelas leis. Todas as religiões foram criadas pelos homens, inclusive a Bíblia.
Ele não tinha uma religião, conhecia as leis e lutou para que elas fossem mudadas e mudou mesmo. Até hoje suas “leis” estão em vigor, independentemente de sua crença. Ensinou a todos o conceito de moral e ética, só que, infelizmente, hoje em dia, as pessoas não seguem nem essa ética nem a moral  nem seu exemplo. E se dizem cristãs. E por que não? Bastaria seguir seu exemplo.
Por que hoje em dia, as pessoas também não revolucionam, por que essa ética, que todos dizem seguir, na realidade, não é seguida? Hoje não corremos nem o risco de sermos crucificados, então por que continuamos sem fazer nada?

Não vivemos num mundo de barbárie como naquela época, não morreremos crucificados por ir contra um sistema, existem as leis, que devem ser seguidas, leis bem mais brandas. Se um povo se diz cristão, por que não as segue? E não as cobram para que sejam seguidas? Por que não revolucionam? Afinal de contas o exemplo foi dado e o que está faltando para as pessoas agirem?
Usando as palavras do meu pai, Isaias Edson Sidney: “Política vem de “polis”, cidade em grego, uma extensão do Estado, a sociedade, então, tudo é política, até o não fazer nada é um ato político, só que não fazer nada por não saber é uma coisa, não fazer por inércia é outra. Exemplos não nos faltam, pois Jesus Cristo não foi o único, Buda, Gandhi  etc. foram revolucionários, então o que falta para seguirem o exemplo de Jesus, que não só fez como revolucionou e revoluciona até hoje?
Acredito que esteja faltando a boa vontade de um povo de aprender mais como funciona a sua “polis”e começar a seguir os ensinamentos que Jesus deixou, e não me refiro a crença e nem a religião, me refiro a moral e ética. Ética não é moral, a sua ética é que vai refletir a sua moral. Ética deriva da palavra grega “ethos”, que significa caráter e é um conjunto de valores morais. Ela foi criada para que haja equilíbrio na sociedade e para que ninguém saia prejudicado. Precisa ir a uma igreja para revolucionar, aprender e lutar?
Não, precisa de boa vontade. Não precisamos de armas ou violência, como naquela época, ninguém precisará morrer para isso, até nisso temos a vantagem. A única coisa que precisamos é buscar o conhecimento de como funciona a nossa “polis” e usar a arma que temos contra tudo aquilo que Jesus deixou nos seus mandamentos: apenas aprendendo a votar e conhecendo o que é política faremos a revolução. Precisamos repensar nossos valores éticos e morais. Ética não é uma qualidade, é uma obrigação, temos que ser éticos nas pequenas coisas, para assim cobrarmos de nossos pais, professores, governantes etc...
E por que as religiões, ao invés de lutarem entre si, não formam um único padrão ético e moral? Não foram deixados os dez mandamentos? Nem vou me referir aos cinco primeiros, afinal, neles existem diferenças de acordo com a religião, então bastariam alguns: não matar, não roubar, não cobiçar aquilo que não lhe pertence, não julgar. E eu incluiria mais um: “não faça aos outros o que não quer para si mesmo”. Pronto! Se todos realmente seguissem isso, cobrassem dos outros os valores ensinados por Jesus e seguissem seu exemplo revolucionário, o nosso mundo estaria muito melhor.
Não sou religiosa, só estou mostrando às pessoas que só ir a igreja não adianta. Nosso país e o mundo precisam de muito mais que isso e não precisamos de ninguém para nos ensinar. Pela teoria cristã isso já nos foi deixado, os valores e atitudes que temos a obrigação de ter. O mundo precisa de conhecimento e paz e isso as nossas religiões não andam proporcionando. 


Um comentário:

  1. Dia do Blogueiro – 20 de Março

    Já é finalzinho de noite, mas não poderia deixar de postar para parabenizar meus amigos que fazem da Blogosfera um espaço de compartilhamento de opiniões, de construção do conhecimento e de tantas manifestações da nossa cultura, de nosso jeito de ser...
    Obrigada a tod@s que seguem meu Blog – Reflexões de Lucélia Muniz – agradecimentos aos membros da Cia dos Blogueiros, do diHITT e da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE.
    São vocês que me motivam a continuar alimentando com ideias o meu Blog! Parabéns Blogueiros! Um abraço!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!