FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Entropia na vida?



Entropia = desordem

Sua vida está uma entropia absoluta? Seus pensamentos também? Isso é assunto para outra ciência, a psicologia, uma ciência social. Na ciência natural, a física, é uma desordem, mas outro tipo de desordem.Porque, a não ser que sua vida e seus pensamentos sejam um sistema, não têm nada a ver com a física, pois, na física é a desordem de um sistema.

Mas, para entendermos a entropia, da física, temos que entender um pouco sobre a termodinâmica. Então, como se falava no Castelo Ra Tim Bum: "senta que lá vem história"...
No inicio do século XVIII, na Inglaterra, foram construídas as primeiras máquinas a vapor. Essas máquinas tinham algumas falhas, pois apresentavam folgas por causa da dilatação entre as partes fixas e as partes de rolagem, devido ao calor. A isso foi dado o nome de fadiga térmica.

Para resolver esse problema e dar  maior produtividade às máquinas, os físicos vão em busca da Termodinâmica e suas Leis. Conhecemos trabalho como um fator social, ganhar dinheiro. Mas, na física, trabalho é convertido em calor, ou, com um nome mais apresentável, em energia térmica. A entropia mede a energia que não pode ser convertida em trabalho. Assim, numa máquina a vapor, por exemplo, haverá um desperdício, pois existirá aquela parcela que não poderá realizar trabalho e a máquina não dará 100% do seu potencial.

Assim, a entropia mede como esta matéria e esta energia estão reagindo dentro do sistema (máquina), como está sendo armazenada e como ela está sendo distribuída. Mas, o que isso tem a ver com desordem? 

Nada. 

Na realidade esse conceito de desordem está relacionado à matemática, a uma função logarítmica. Assim, quando aumentamos a desordem de um sistema, na física, significa que desperdiçamos uma energia que poderia estar sendo usada com o trabalho da máquina e como ela estava na forma quente e foi devolvida de forma fria, uma vez que é uma máquina térmica, movida a calor.
E qual a diferença entre a Teoria do Caos e Entropia? 

Muita. 

Pois a Teoria do Caos não é o caos e nem ao menos desorganização, como vocês leram no artigo anterior e a entropia não é necessariamente desordem, pelo menos não na física. 

Afinal, a física está muito longe de ser uma ciência desorganizada, muito pelo contrário, veio para explicar coisas que desconhecíamos e colocar ordem no Universo, ou, pelo menos, uma explicação organizada. Estamos ainda engatinhando no que se refere tanto ao Universo quanto ao mundo quântico.  De qualquer forma, se vivemos no caos não vivemos na entropia, pois não vivemos num sistema termodinâmico, não é mesmo? E para encerrarmos esse post:


É considerado fundador da termodinâmica, o engenheiro frânces Sadi Carnot (1796-1832), que introduziu o conceito de reversibilidade analisando as máquinas térmicas. Uma máquina térmica é um dispositivo mecânico que transforma calor em trabalho mecânico aproveitável. (por exemplo, um motor acionado por vapor de água)

4 comentários:

  1. Ótimo post professora!
    Mas esse assunto não é tão fácil de assimilar logo de primeira, vou re-ler com mais atenção algumas vezes :P

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, a física quântica é difícil de assimilar, pois até hj vivemos num mundo onde tudo era cert, a matemática era tida como uma ciência exata, por exemplo. Esse novo mundo, de ciência e tecnologia, é um mundo novo de incertezas e possibilidades. Então, vamos ser obrigados a nos adaptar à ele. Obrigada pelo comentário e leia quantas vezes for necessário :)

    ResponderExcluir
  3. Resgatando o post após 5 anos kkk só pq vi que a Cibele disse que matemática é uma CIÊNCIA exata.. mas não é uma ciência não jovem :D a matemática é ferramenta usada nas ciências.. mas o tema entropia é fascinante. Foi o nome da minha turma de formatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz um outro post dizendo que a matemática não é exata, mas alguns autores dizem o contrário.

      Excluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!