FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Resposta da Carta ao Sr. Secretário da Educação

Recebi a resposta da carta enviada ao Senhor Secretário, para quem não sabe a respeito, o link está aqui
Gostaria que lesem e emitissem uma opinião a respeito, pois a meu ver, eles lavaram às mãos, tanto quanto ao Projeto, quanto ao SARESP, mas de qualquer forma, agradeço a atenção da Senhoras  Iria Regina do Nascimento Soares e Eunice Pinheiro Guimarães Turrini.


"De: Iria do Nascimento Soares 
Enviada em: terça-feira, 7 de maio de 2013 16:55
Para: Eunice Pinheiro Guimarães Turrini
Assunto: RES: Projeto por uma nova escola e uma nova geração

Prezada Sra. Cibele Sidney

A Senhora Cibele Sidney, encaminhou para apreciação do Senhor Secretário da Educação, por meio de email enviado em 30 de abril de 2013, o Projeto  “Por uma nova escola e uma nova geração”.
Após  fazer suas considerações a respeito de análises e reflexões decorrentes dos anos de trabalho no Magistério,  a Sra. Cibele,  apresenta o referido projeto cujo objetivo é “buscar uma nova forma, um novo caminho, para o ensino brasileiro”.
A equipe da Secretaria de Estado da Educação Paulista, empenhada em oferecer educação de qualidade a todos os que buscam as escolas públicas estaduais, entende ser louvável sua preocupação em prol de uma educação que promova, além da formação escolar em sentido restrito, o desenvolvimento pleno do aluno para o exercício de sua cidadania e realização pessoal.
Vale ressaltar que o momento atual leva para dentro dos muros escolares implicações decorrentes de uma sociedade em mudanças constantes, o que muitas vezes, gera conflitos, não só de gerações, mas também provoca choques entre comportamentos “novos” e práticas cristalizadas, cabendo à escola instrumentalizar-se para apropriação de novas competências e habilidades por seus alunos, professores e demais envolvidos no cotidiano escolar.
Esclarecemos que, quanto ao regime de progressão continuada adotado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, além desse se inserir em um conjunto de orientações criadas em 1996 pela LDB, regulamentada em São Paulo pela Deliberação CEE Nº 09/97, existe uma série de medidas correlatas que geraram programas de apoio e ações, onde a grande intenção é tornar a avaliação formativa e diagnóstica, focalizando o processo de ensino-aprendizagem e não apenas o produto final.
Nesse sentido, as mudanças mais conhecidas são as relacionadas à avaliação: a criação de uma recuperação paralela; o estímulo a formas de avaliação flexíveis e diversificadas; a autoavaliação, e também, a Secretaria, por meio da Resolução SE Nº2, de 12-1-2012, criou mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual com vistas a garantir o direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida. Porém, as mudanças sugeridas não se restringem somente à avaliação, mas envolvem uma mudança na organização da escola, da proposta pedagógica e da concepção de educação.
Essas e outras ações desenvolvidas pelos profissionais da educação do nosso Estado têm uma única finalidade, a garantia do sucesso da aprendizagem dos alunos. Para atingir esse objetivo precisam contar com a participação de todos os setores da sociedade, sendo a família o principal parceiro, que deve se incumbir de acompanhar o desempenho escolar de seus filhos.
Cabe lembrar que as tecnologias de informação e o avanço das comunicações por meio de mensagens de texto ou instantâneas, correios eletrônicos, páginas de redes sociais, etc., tem levado os jovens a criar uma nova forma de comunicação. Considerando isso, além das salas de informática  que são mantidas pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação,  a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, através da Resolução 037 de 25/04/2008, criou o Programa Acessa Escola que visa proporcionar a apropriação das tecnologias da informação e comunicação a partir das salas de informática das escolas estaduais para a inclusão digital. Por meio da Internet, ele possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e o fortalecimento social da equipe escolar.
Não obstante a qualidade do projeto divulgado, convém esclarecer que a Secretaria de Estado da Educação vem implementando programas e políticas públicas para a garantia constitucional, de que a educação é direito inalienável. Numa sociedade que se quer democrática a Escola Pública tem, legalmente, a responsabilidade de garantir a todos uma educação de qualidade e para que isso se viabilize propõe projetos e ações, respeitando os ritmos de aprendizagem dos educandos.
Neste contexto, compete à Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB, coordenar, implementar e gerenciar as ações educacionais na rede. Ações que visam planejar e coordenar a elaboração do currículo, a formulação de políticas e normas pedagógicas e a avaliação de desempenho da Educação Básica. Além disso, planejar o Quadro do Magistério, desenvolver estudos em tecnologias educacionais por meio do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Finais, do Ensino Médio e da Educação Profissional, do Centro de Educação de Jovens e Adultos e do Centro de Atendimento Especializado, nas suas respectivas áreas de especialização.
Para tanto, utiliza estratégias de capacitação/formação de seus profissionais, por meio de convocações para orientações técnicas, cursos, videoconferências, encontros centralizados e descentralizados, visitas técnicas de acompanhamento e de formação e oficinas. Todas essas atribuições têm um único foco que é a promoção da aprendizagem dos alunos tendo em vista a construção de sua autonomia. Para realizar tarefa de tamanha importância, conta com equipes em permanente formação continuada.
Só há garantia de uma educação de qualidade quando o Estado cumpre sua responsabilidade social, investindo eficientemente na formação continuada em serviço, capacitando todos os seus servidores para a realização de uma prática pedagógica eficiente e produtiva.
Pelas razões elencadas, entendemos que o referido projeto não é pertinente nesse momento a esta Secretaria, porém nada a impede de propor o projeto  para  apreciação em sua Unidade Escolar e juntamente com a Equipe organizarem os caminhos que podem ser traçados em sua escola.
Agradecemos a sua valiosa contribuição.
São Paulo, 08 de maio de 2013.

Iria Regina do Nascimento Soares
 CEPQM


Eunice Pinheiro Guimarães Turrini
Diretora do CEPQM"



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