FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vivemos entrelaçados?


Entrelaçamento quântico, em inglês, entangled states e significa, na mecânica quântica, que é muito difícil se saber o estado individual das partículas porque, na realidade, elas estão entrelaçadas. Mesmo que elas não tenham qualquer ligação física, elas compartilham suas propriedades.





O teletransporte hoje é uma realidade, pelo menos em se tratando de partículas e na série da TV, Jornada nas Estrelas. Mas, vários filmes de ficção científica que foram feitos, estão se tornando uma realidade, pelo menos grande parte deles.
Mas, imaginação a parte, o teletransporte é uma realidade só no mundo micro, como as partículas. Em se tratando do mundo macro, se tratando de pessoas, por exemplo, a coisa se complica. E muito!







Na Física Quântica, a maior coisa a ser teletransportada até agora foi uma partícula chamada Itérbio. Essa partícula obesa contém 70 prótons em seu núcleo. Mas, há uma enorme diferença entre teletransportar um átomo gordão e um ser humano, nem que o ser humano for bem magrinho. Infelizmente!

E o motivo dessa grande dificuldade se cabe ao comportamento de cada objeto. Para poder teletransportar um abjeto macroscópico, os dois tem que estar muito ligados, correlacionados, assim utiliza-se, no caso uma partícula, para “afetar” a outra (palavras do físico Lawrence Krauss, da Universidade Estadual do Arizona). “Mas essa correlação quântica é muito frágil”.

Para que consigam teletransportar o ser humano, teriam que medir os estados de cada partícula existente nele e torcer, mas torcer muito, para que não haja nenhuma perturbação. Imaginem! O nosso corpo é formado por uma quantidade astronômica de estados quânticos, então teremos que, além de torcer, ficar à espera de um “milagre”. Mas como estamos falando da física quântica, milagres podem acontecer. (Tudo é possível no mundo quântico). Exagerei?



Só que, mesmo na ficção científica, como na série Jornada nas Estrelas, o Dr MacCoy sempre temia o tele transporte e preferia o transporte convencional. Por que será? Simples e muito sábio. Porque o teletransporte quântico não são as partículas que desaparecem de um lugar para ressurgir em outro, mas, somente sua informação que viaja de um ponto a outro entre duas partículas idênticas.



Mas, e se a Teoria das Cordas estiver certa? E se realmente existirem Universos Paralelos? E se tiver outro de nós em algum outro lugar no Universo? O teletransporte seria possível? E, se já enviamos ou recebemos informações (pensamentos e ideias) ao nosso outro “eu” em algum outro lugar e nem tenhamos consciência disso? Já pensaram?

6 comentários:

  1. Passando para desejar Um Ótimo Final de Semana!!!
    Uma mensagem...
    Só os sonhadores podem nos ensinar a voar." (Anne Marie Pierce)
    BJs
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ... vi que teríamos que ter receita/código do que vamos teletransportar e pegar essa receita e seguindo essa receita fazer(montar)o objeto novamente(essa parte que vc comentou d sorte rs) onde queremos tao simples nao é KKKK

    ResponderExcluir
  3. mas em que casos ocorrem o entrelaçamento,tem como explica-lo usando os princípios de superposição e medida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma transferência de dados que são transmitidas entre dois sistemas por meio das diversas condições de emaranhamento que se entrelaçam a um tradicional meio de informação, o teletransporte quântico. Este recurso possibilita o transporte de informações – spin ou polarização, nunca fluidos energéticos ou corpos materiais – por canais quânticos, à revelia da utilização de vias de comunicação.No caso do princípio da superposição é feito por interferência de ondas, adição de interferência de ondas, logo, acredito não ser possível fazer o entrelaçamento utilizando esses pricípios, mas, de qualquer forma vou me informar melhor e te dou um retorno, ok? :)))

      Excluir
  4. Respostas
    1. Unknow como não é muito mnha área eu perguntei para um colega do facebook que é físico quântico e escreve para um site que eu gosto muito e que já foi citado no meu blog AstroPT, ele se chama Manel Rosa Martins e ele disse:








      Manel Rosa Martins " princípio da medida não sei o que é.

      Vou partir do Princípio que te referes ao princípio da incerteza.

      A superposição refere-se à tunelagem quântica, o sol a queimar combustível de H e a transformá-lo em He por fusão (que não fissão) nuclear. Ou a um touchscreen dum smartphone que obriga por pressão dos dedos os electrões a fusionarem-se uns nos outros e assim arrastarmos as imagens por drag & drop nos screen, ou monitores

      o Emaranhamento quântico precisa é de condições de temperatura e de pressão muito específicas, difíceis de criara e ainda mais difíceis de manter nas experiências. É por sinais de fibra óptica e recorrendo a criogenia, para se obter supercondutividade, quase zero resistência ao momentum das partículas, vácuo. E as partículas sem massa poderem viajar à velocidade da luz.

      Embora deves ver que são conceitos diferentes, a tunelagem e o emaranhamento, na base teórica sim, o principio da incerteza tem as implicações da tunelagem e do emaranhamento, como consequências, são é 2 efeitos diferentes."
      Espero ter te ajudado, obrigado pelo comentário e divulgue meu blog ok :)

      Excluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!