Essa
sempre foi uma questão muito importante para mim. Nunca me conformei com o
jeito como a Física é ensinada nem com o conteúdo das apostilas nas escolas
públicas, no ensino médio. Não podemos tirar a matemática da Física e, sim,
ensiná-la como uma nova linguagem, desde o ensino fundamental, como ensinamos a
gramática. Nesse texto do site http://www.quantumdiaries.org/, onde Byron Jennings, um físico nuclear, faz um
artigo sobre a importância da matemática e os argumentos racionais da ciência,
ele fala exatamente sobre a importância da matemática na Física.
E
eu achei muito legal! Vale a pena ler. Por isso traduzi e resumi, mas se
quiserem ler na íntegra, entrem no site e leiam esse e outros artigos
interessantíssimos do mundo da Física Quântica:
“O
papel da matemática e os argumentos racionais da ciência”
Os
cientistas usam a matemática para saber como funciona o Universo e, com isso, fazer
previsões precisas e, assim, através dela, poderem ser testadas
experimentalmente. Mas não é só isso.
Nem
toda ciência tem a matemática envolvida e vice-versa. A astrologia, por
exemplo, utiliza uma matemática precisa para calcular as previsões planetárias,
mas isso não faz dela ciência. Charles Darwin e Carl Linnaeus em suas obras
sobre a Classificação dos seres vivos e a
Evolução são exemplos de ciência que foram feitas sem muita matemática (nem
por isso deixaram de ser ciência).
(A escola de Athenas - no centro Platão e Aristóteles. Fonte:http://polegaropositor.com.br/filosofiadaciencia/dicotomias-sem-nexo/)
Os
antigos filósofos gregos Platão e Aristóteles consideravam, também, o uso da
matemática para descrever as suas observações.
Galileu
foi criticado por usar a matemática para descrever o movimento. No entanto,
desde então, o uso da matemática foi utilizado para descrever fenômenos
físicos.
O
fundamento matemático é um novo conjunto de ideias. Para o nosso propósito,
partindo do ponto de vista científico, tudo o que precisamos saber é que nos
ajuda a fazer previsões mais precisas. Nós usamos porque funciona. E isso é
tudo.
A
matemática está tão entrelaçada como parte da Física que se tornou, de fato,
uma linguagem. Isso é o que torna a Física verdadeira, a matemática é parte
integral do pensamento científico. Quando os físicos discutem, equações fluem.
A matemática continua sendo uma ferramenta totalmente integrada no processo da
ciência.
Pessoas
que não têm uma formação sólida em matemática são, de certa forma, alienadas da
ciência. Podem até traduzir a linguagem matemática para a linguagem comum, mas,
algo sempre se perde nessa tradução, em se tratando da mecânica quântica – ou
ainda, no caso das partículas, na Física Moderna, a coisa é pior - daí surgem
absurdos como o nome “partícula de deus”.
Não
há “partícula de deus” na matemática, apenas equações elegantes e, realmente,
considerando a sua importância, são equações bastante simples. Levantando a
seguinte questão: como você realmente entende a Mecânica Quântica? A resposta é
clara: estudando a matemática, pois aí é o verdadeiro ponto de entendimento.
Não como alguns argumentos metafísicos sobre o mundo.
A
lógica pode ou não dar origem à matemática, mas para a física, o que exigimos
dela é que seja útil na medida em que nos ajuda a melhorar nossas previsões. Os
argumentos racionais disfarçados de lógica muitas vezes se tornam sedutores,
mas ilusórios. Ao contrário da matemática, os argumentos não são 100%
confiáveis e esse é o maior problema da filosofia.
Filósofos
usam argumentos, supostamente racionais e chegam a conclusões diferentes:
Platão, Descartes, Hume e Kant tiravam conclusões muito diferentes. Cientistas
obrigam-se a se guiar pela observação: isso é que faz com que a ciência seja
correta e eficaz.
Na
ciência, começamos com uma ideia e desenvolvemos com argumentos racionais e
matemáticos. Verificamos com outros colegas para nos convencer se o argumento
está 100% correto, em seguida, a experiência é realizada. A filosofia é como a
ciência, mas sem a experiência. Talvez a verdadeira definição de um argumento
racional seja a experiência e as observações, pois é aquela que produz
resultados. Matemática, lógica e os argumentos racionais são apenas um meio
para um fim. As produções de modelos nos permitem fazer previsões precisas. E,
no final, é só o sucesso das previsões que contam.
Muito legal. Aprendi muito. Parabéns!
ResponderExcluirFantástico !!! Muito bom !!! Parabéns !!!! Cibele, adorei o artigo fantásticoooooo!!!!
ResponderExcluirObrigada, apesar do texto não ser meu rssssss
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