FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 31 de maio de 2015

Não monte um laboratório, monte uma igreja científica




Como se não bastasse o descaso com a educação, o Brasil consegue agir ainda pior com a ciência, isso é claramente evidenciado pelo número de cientistas que temos aqui e como nossa ciência é avançada (Só que não).



"Que o Brasil não gosta de ciência não é novidade, vide a proporção cientistas/videntes nos programas vespertinos. Nossos museus vivem caindo aos pedaços, pessoas batem palmas pra escolas que trocam evolução por criacionismo no currículo e se um sujeito quer ser levado a sério, melhor ignorar a apropriação cultural, colocar um turbante e se passar por paranormal."


No site Meio Bit compartilho uma reportagem/critica bem interessante a respeito. Acessem aqui

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Alimentando seu cérebro com a educação





Como professora de física e química de escola pública,concordo plenamente sobre o que foi dito e tento de diversas formas descobrir em cada aluno o seu potencial. 
Uma questão me chamou atenção, quando ele diz que o objetivo final é sempre voltado para as questões "decorebas" e esse é o grande problema.

A escola pública hoje, que é a grande vilã, estão as mais cobradas, temos um ensino que se baseia nessa construção de conhecimento, mas somos cobrados de forma inversa. 

O sistema público não está errado, o que está errado e a forma como ele está sendo feito (de cima pra baixo, como citado no vídeo), avaliado quantitativamente. Os professores não foram preparados para mudar isso, pois foram ensinados dessa forma "primitiva" e, além de não terem sido preparados, nunca foram valorizados, nem moralmente e nem financeiramente, de forma a mudar isso, mas as escolas públicas estão tendo, realmente, muitos avanços.

E, como disse, o tempo, a liberdade e o dinheiro são fundamentais para que o nosso sistema avance mais. 

Estamos no caminho certo!

Para assistir o vídeo acesse aqui


quarta-feira, 13 de maio de 2015

Novo blog: Ciências Olímpicas

Recebi um e mail com o endereço de um blog bem interessante. Aproveitando as olimpíadas...



http://cienciasolimpicas.blogspot.com.br/

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Em Julho Encontro USP Escola



Convido a todos os professores a uma semana de eventos ...


Cursos gratuitos  voltados a professores do ensino fundamental e médio na ativa.
Os cursos serão ministrados de 13 a 17 de julho , TODOS OS DIAS, das 8 às 17h. Favor escolher apenas um e aguardar seleção para a vaga.
HÁ CURSOS PARA EXATAS, HUMANAS E BIOLÓGICAS. VEJAM NA DESCRIÇÃO: http://portal.if.usp.br/extensao/node/386 

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Professor é a ponte entre a família e a sociedade






Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, parabeniza todos os professores 



Acesse o vídeo do Ministro Renato Janine parabenizando os professores


Uma ênfase a essa frase do nosso ministro para os professores:

"Não só nascemos precisando de pai e mãe, mas de uma sociedade inteira, o professor tem esse papel, é essencial nessa formação de assuntos que a pessoas dominam, conhecimentos que adquire, mas sobretudo na capacidade de viver e na capacidade de lidar num mundo que não é fácil. Nosso mundo tem muitas dificuldades e muitas hostilidades, lidar com essas hostilidades, com a violência, com a agressão e a ganância é a verdadeira aventura que todos nós, seres humanos, temos que praticar, e nisso a contribuição do professor é essencial, pois o professor faz a passagem entre a família e a sociedade"