FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ampliando horizontes


          

A Ciência, a matemática e a tecnologia andam juntas, por isso dispomos dos fatos que elas mostram, sempre, e é o caminho para o progresso. Quando as contas estão certas é porque a teoria tem coerência, então podemos acreditar em tal suposição, pelo menos até fazermos um teste experimental e é assim que a nossa vida funciona também. Não acredita? Pois prestem atenção, sempre usamos os prós e contras, ou seja, a lógica. Desde o simples ato de atravessar uma rua, tentamos sempre usar as probabilidades. Ou seja, nossa vida é “matematicada” a cada momento.


A coisa mais impressionante é que damos “asas as nossas imaginações” e colocamos nossos cérebros para funcionar para assim, encontrarmos uma solução que satisfaça todas as teorias e observações e o que é mais bonito de tudo isso é que podemos fazê-lo. Dispomos de capacidade e vontade. Dispomos de coragem, principalmente, pois sem coragem não chegamos ao resultado. Digo coragem, pois nada é fácil e tudo que estivermos dispostos a aprender e querer vai exigir muita disciplina, determinação e coragem.


         A Física é encantadora, a ciência é encantadora e a tecnologia aliada a tudo é brilhantemente encantadora. Então hoje temos um leque de informações, que devem ser lidas e filtradas e mais ainda, temos a nossa consciência que fará com que essas informações sejam cada vez mais aproveitadas para o nosso bem, o bem Mundial. Essa é a nossa função nesse mundo, fazer com que o progresso esteja sempre caminhando ao nosso lado e com informação, coragem e respeito, aliados com toda a modernidade teremos  um mundo maravilhoso e cada vez melhor. O caminho daqui pra frente é aprender, evoluir, criar, construir e não podemos deixar que nada e ninguém façam o contrário disso.




A Irracionalidade dos Pseudos | Blog de Astronomia do astroPT

A Irracionalidade dos Pseudos | Blog de Astronomia do astroPT

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Últimas Notícias

ET cantando - YouTube

Uma esfera de metal não identificado caiu do céu sobre os moradores inocentes no norte do Brasil, causando um tumulto.Segundo testemunhas, o UFO pesa cerca de 50 kg e medidasmais ou menos um metro de diâmetro, apesar do meu colega português https://www.facebook.com/astropt de facebook já ter esclarecido diversas vezes eu ainda não me convenci. Na realidade, a bola, após haver caído na cabeça do pobre ET durante sua apresentação na sua festa de aniversário, sua mãe, furiosa, atirou a bola de metal pela janela.
Como todos nós sabemos (ou não), os ETs possuem uma força infinitamente grande, assim, a bola saiu em disparada pelo universo, atingindo assim a Terra.
Essas informações, apesar de não terem sido confirmadas pela NASA, é a mais pura verdade. Inclusive o vídeo é real, que me foi entregue pelo astronauta Ron Garan.
Não acreditam? Nem eu rsssssss

CienTecno.com » Humor

CienTecno.com » Humor

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Obsessão



Hoje eu tenho uma obsessão: ESTUDAR FÍSICA. Mas não é simplesmente física, é uma física além da física, a física de partículas. Quando assisti a primeira aula do Professor Alex na Universidade Federal do ABC (UFABC) consegui não entender absolutamente nada. E para que estiver interessado em se superar e estudar física também passo algumas dicas do professor Alberto Prass no seu site http://www.fisica.net/ensino/como_estudar_fisica.php



Saí de lá com uma sensação de incapacidade e não foi só isso, saí com a sensação de que os quatro anos de física não serviram para nada. O meu primeiro pensamento foi: "Não vou consegui aprender isso."


No dia seguinte, na saída da aula, fiquei conversando com um colega de classe, o Ricardo, ele me contou um pouco da sua história e isso me ajudou a repensar em vários pontos, um deles foi sobre a perseverança e a determinação. Ambas são necessárias para alcançarmos um objetivo e é isso o que falta hoje. Por que a área de exatas está com poucos alunos? Porque hoje, na minha opinião, o jovem não quer desenvolver a lógica e o raciocínio, não tem a curiosidade científica. Hoje em dia é tudo muito fácil. Está tudo na mão dele.


Um desafio, para mim, é a matemática, ou melhor, integrais, séries, matrizes e etc., mas me lembro de uma frase que eu sempre falava aos meus alunos: "A matemática é uma nova linguagem, codificada, que temos que aprender, assim como teremos que aprender o inglês, aprendemos a matemática. Aprender e treinar para não esquecer."

Então, agora é a minha vez de decodificar essa nova linguagem, uma linguagem física, uma interpretação matemática da física. E se eu disser que é fácil estarei mentindo, mas não é impossível e eu estou disposta a ir em frente. MATEMÁTICA LÁ VOU EU!!!


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Você vive sem a ciência? E a tecnologia?

         

         Hoje estamos num mundo onde a ciência e a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. A coisa mais bizarra que eu ouço é quando, minha avó, por exemplo, diz que na época dela se comiam de tudo, viviam com o pé no chão e não existia a quantidade de doenças que se tem hoje.

           Claro que não, não é vozinha! A expectativa de vida era muito menor e mais ainda, se morriam por coisas que nem sabiam o porque.

          A minha avó tem 84 anos, nunca fumou ou bebeu e sempre teve uma vida ativa, hoje não mais, pois tem artrose séria no joelho e vive mais numa cadeira de rodas do que em pé e também tem problemas no coração, por que? Imagina se ele tivesse tido a vida que teve e o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, estaria em perfeito estado, pois é lúcida e a memória dela é melhor que a minha e, mais importante, estaria conhecendo o mundo (mesmo que numa tela) e aprendendo cada vez mais.


          Hoje em dia, não podemos mais tentar não entender o que acontece no mundo, temos uma tecnologia e uma globalização. Hoje, se ficarmos velhos, não nos sentiremos mais "imprestáveis", pois é assim que minha vó se sente. Hoje podemos produzir, em qualquer idade, temos condições de cuidar de um monte de problemas e prevenir doenças. Se eu tenho um histórico de problemas cardíacos na minha família, hoje, sei que não posso abusar de determinados alimentos, que o cigarro faz mal à saúde e a bebida alcoólica deve ser usada com moderação. Hoje em dia, sei que quando sinto determinados sintomas tenho que ir consultar um médico e com isso prevenindo para viver o maior número de anos que puder, viver bem e melhor. Não quero morrer cedo, quero continuar aqui e fazer minha festa de aniversário de 100 anos, escrevendo no meu blog, fazendo pesquisas e divulgando a tecnologia que estará bem, mas bem mesmo, mais avançada.


             Além de viver 100 anos quero viver com conhecimento, quero meu cérebro ativo, afinal, como Einstein mesmo diz "A mente que se abre a uma nova ideia, jamais retorna a seu tamanho original". E para que isso aconteça tenho que ler e aprender cada vez mais e saber como anda a evolução do nosso mundo. Indico um site de um companheiro de Facebook (Viva a globalização!), li e adorei e espero que também gostem. Ler e se instruir é a chave para que tenha uma vida melhor e mais longa.
http://cientecno.com/site/

Página no facebook
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002698421389





segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Estou comprovando a Teoria do Caos

           Essa semana foi tumultuado, tive uma comprovação, não científica, da teoria do Caos e da Lei de Murphy. Elas realmente acontecem. Além de ter sido assaltada, roubaram meu notebook onde continha todas as minhas senhas salvas, meus textos, meus livros, minhas fotos e etc...


           Nas minhas redes de relacionamento, twitter, orkut, likedin, orkut consegui mudar minha senha,já no facebook não, toda vez que tento entrar tenho que esperar 24 horas para ter acesso, passada as 24 horas, mais 24 horas e isso está se estendendo há, pelo menos, 3 vezes 24, sendo que já se somaram 4 dias.
Além de me roubarem o notebook, levaram o pendrive, que estava conectado e o "coisinha" que conecta o mouse, pois meu mouse é sem fio, o tablet da minha filha também foi junto e é claro que ela tinha que usá-lo na escola, no dia seguinte.

 Então, essa semana não tive como fazer nada, dada a correria em que estou para "colocar ordem" no caos, entropia absoluta!


Mas vamos começar uma nova semana e segunda começo meus estudos na UFABC e aproveitando vou fazer uma propaganda da faculdade em que farei o meu mestrado postando um vídeo que o meu colega de facebook e companheiro do INAPE http://www.inape.org.br/ Anderson me enviou

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-universidade/v/universidade-federal-do-abc-paulista-integra/1728394/


       Coloco esse vídeo para que vocês se estimulem a entrar para a área de ciências e tecnologias. Essa faculdade é legal porque difere do ensino tradicional, onde há uma interdisciplinariedade que vale a pena conhecer. E eu estive lá e me empolguei demais, a ponto de torcer para que a USP não aceitasse a minha matrícula.


   
          Fora isso, os professores que entrei em contato Alex Gomes, Vilson (coordenador da Física) e o  Maximiliano Ujevic Tonino foram super simpáticos e atenciosos, coisa rara  hoje em dia, ainda mais quando falamos de doutores e PHDs. Mas isso é uma brincadeira, pois os "meros mortais" alunos sempre tem uma ideia pré concebida em relação a mestres, doutores e PHDs, mas é só uma maneira equivocada. Claro que sempre tem aqueles que "se acham", mas isso se dá em qualquer área, não é mesmo?


         Resumindo, quem estiver interessado em fazer uma faculdade ou uma pós recomendo que não desista e vá à luta, pois é possível, tem muitas possibilidades de ingresso e a tecnologia e a ciência está muito carente de profissionais. É uma área que exige muito, mas que o final é certo e feliz. E aos meus amigos blogueiros, essa semana estarei com posts novos aqui e no INAPE. Obrigada pela compreensão.