FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pink Floyd e Bhaskaras


Não tem nada a ver, mas como fã de Pink Floyd não pude deixar de postar esse video


Uma das fórmulas mais conhecidas da matemática é a Fórmula de Bskaras e muita gente, inclusive eu, diz que é a coisa mais gostosa da matemática. E é, sabe por que? Por que todo mundo, pelo menos quase, entende. Mas na verdade essa fórmula nem foi Bskaras quem criou, aliás, foi e não foi. Vou explicar...


Seu nome era Bhaskara Acharya e viveu em 1114 a 1185, aproximadamente (físico adora esse termo), na Índia. Apesar de sua família ter uma tradição na astrologia, seguiu pelo ramo da matemática e da astronomia (ainda bem!). Calculou dia e hora de eclipses e também posições e conjunções de planetas o que fez com que ele se tornasse diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisa matemáticas e astronômicas da índia, na época. 



Escreveu livros onde colocou problemas de aritmética simples, geometria plana, princípio de trigonometria e Combinatória, escreveu outro livro também dedicado à astronomia, que foi dividido em duas partes (não coloquei o nome dos livros, mas o site vai ser divulgado para quem se interessar pode dar uma pesquisada mais a fundo, o que seria muito legal). A fórmula, na realidade, foi desenvolvida só 400 anos depois, aproximadamente (de novo), pois naquela época eles nem sabiam o que era fórmula, as regras sim, mas fórmula não. Eles tinham o hábito de colocar as regras matemáticas por extenso, que é isso que costumo fazer na minha aula e em alguns textos do blog, pois temos que simplificar o português utilizando a linguagem matemática.


Então ele escreveu mais ou menos assim: "multiplique ambos os membros da equação pelo número que vale quatro vezes o coeficiente do quadrado e some a eles um número igual ao quadrado do coeficiente original da incógnita. A solução desejada é a raiz quadrada disso"
Imagina você fazendo uma prova de matemática assim! Haja folha! Fica mais fácil com a linguagem matemática não é?
Ax2 + bx = c



Bháskaras conhecia essa regra, só que ele não foi seu inventor, Sridara conhecia essa regra há, pelo menos, 100 anos antes, nem preciso falar que é aproximadamente não é!



Os hindus tiveram uma grande importância, todo mundo conhece os algarismos arábicos, então, foram eles, raiz quadrada e cúbica e por aí vai e nem foi só na matemática, a história deles é muito legal, foi um povo muito sábio, conheçam mais no site... http://professor-marciosantos.blogspot.com/2009/06/formula-de-baskhara-historia-da.html.




E a noção de infinito também foram eles que começaram com essa história que estamos até hoje tentando resolver e foi uma das postagens no meu blog... http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011/10/infinito-particular.html


Ah! Já ia me esquecendo, tem mais uma curiosidade, os números que conhecemos hoje 1234567890, sabe quem foi o criador? o célebre matemático al-Khwarizmi e o zero era um ovo de ganso (nem vou contar essa história, vai lá pesquisar), escreveu um livro sobre o sistema hindu de contar chamado “A arte hindu de calcular” e foi daí que surgiu o termo algarismo, bem conhecido.






Tem até uma fábula da historinha de Bháskara e sua filha Lilavati, ele escreveu um livro com 278 versos que teve o mesmo nome de sua filha, sobre as contribuições hindus para a matemática. É muito romântica essa história e bonitinha, vale a pena conhecer, afinal o conhecimento é importante e graças a eles hoje podemos saber o valor das coisas, mas a única coisa que não tem um valor numérico é o seu conhecimento

domingo, 30 de outubro de 2011

Acredita em vampiros? Estão no Universo, mas em que lugar?




No Universo existem coisas inexplicáveis, e uma delas nem os astrônomos entendiam, pois agora já entendem, as estrelas que são apelidadas de “estrelas vampiras”. Elas parecem mais jovens do que realmente são e o motivo dessa “juventude preservada”, não é plástica, nem botox elas simplesmente sugam outras estrelas.
Elas fazem parte de um sistema binário e roubam a energia da companheira, deixando o seu brilho fraco, motivo pelo qual é tão difícil a detecção dessas companheiras. http://cosmonovas.blogspot.com/2011/10/o-misterio-das-estrelas-vampiras.html



Mas, mudando de assunto e nem mudando tanto assim, as estrelas, os planetas, o universo é uma coisa muito complexa, é muito difícil para a gente compreender o seu tamanho.
Temos noção de espaço, claro, mas em se tratando do universo perdemos completamente essa noção. Mas, quando os astrônomos se referem a medida, assim como usamos quilômetros, aqui no Brasil, a coisa complica.

O nosso Sol está pertigente, em se tratando de espaço, ela está aqui ao lado, há cerca de 150 milhões de quilômetros. Bom, até aí estamos usando as medidas usuais, que estamos acostumados. Mas, pensando bem, é longe demais né! E essa é a estrela mais próxima de nós, as outras estão muito mais longe. Na astronomia, como usamos essa distâncias, que são enormes, eles utilizam uma outra unidade de medida, que é a Unidade Astronômica UA, que é exatamente essa medida, Terra- Sol, então 1 UA é a mesma coisa que 150 milhões de quilômetros.






Assim, o nosso Sol está a 1 UA de nós (Terra), depois do Sol, a mais próxima está longe demais, assim eles adotaram outra unidade de medida, que é chamada de anos – luz.
Vou explicar, a velocidade da luz é, aproximadamente 300 000 quilômetros por segundo, então 1 ano luz, significa que se viajar nessa velocidade (300 000 km/s) demora 1 ano pra chegar. Mas quem viaja nessa velocidade? Ninguém e até agora, nada, ainda é humanamente impossível, apesar dos “metidos” neutrinos, resolverem superar isso, só para aparecer! Leia mais ... http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011_09_01_archive.html 



 A estrela mais próxima de nós está há, aproximadamente, 4, 2 anos-luz de nós. Ou seja, se conseguíssemos viajar a 300 mil quilômetros por segundo demoraríamos 4 anos e 2 meses para chegar até ela. Ela tem o nome de Próxima Centauro e fica na constelação de Alpha Centauro. Para que você a enxergue é fácil. O conhecido Cruzeiro do Sul no céu, localize ele e a esquerda há duas estrelas bem brilhantes, a que estiver mais a esquerda é a nossa vizinha Próxima Centauro.
Agora, vamos viajar mais? Eles, os astrônomos, calcularam o tamanho do Universo, pelo menos aquele que já foi observado até agora, e sabe quanto já vasculhamos? 14 bilhões de anos-luz. Acredita? Isso não é mágica e nem dedução, é física, matemática e tecnologia. Pra fazer um “tour” no espaço, na velocidade da luz, demoraria 14 bilhões de anos, consegue imaginar isso?

O universo visível

E as estrelas vampiras está há aproximadamente 5 000 anos luz de nós. Ufa!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aprendendo a viver com a informação, a boa informação





Vivemos num mundo onde a tecnologia domina, mas assim como a riqueza ela também é privilégio de uma parte da população, afinal existem lugares e pessoas que nunca passaram nem perto de um computador e nem ouviram falar, por mais incrível que pareça. Assim como o a tecnologia, o nível de ensino é algo inversamente proporcional, a “obrigatoriedade” de freqüentar a escola faz com que alunos da escola pública, que estejam querendo aprender, sejam desmotivados, afinal de contas, você tem obrigação de ir à escola, mas não tem obrigação de estudar e ser promovido para o ano seguinte, afinal ele não precisa não é! Isso está gerando uma desmotivação não só do professor que se esforça para ensinar para alunos que estão ali por obrigação e não tem a mínima vontade de estar e alunos que querem estudar, mas o seu colega de classe não faz absolutamente nada e vai ser promovido tanto quanto ele.




E algum pedagogo ou psicopedagogo vai me dizer que o meio social não influencia na vida do indivíduo principalmente nessa idade e mais ainda, que a maioria (classe/aluno) não vence o poder da minoria (professor/diretor)? Por que o aluno vai se esforçar em estudar? E vou mais além, o Governo diz que temos que conscientizar o aluno da importância do estudo e do seu futuro. Mas de quem é o maior responsável por essa conscientização? A escola? Os pais? O Estado? A mídia? Ou todos juntos?



Hoje está havendo uma inversão de valores. Ao invés do Governo mostrar um exemplo de justiça ele mostra o contrário, roubalheira e corrupção. Os ídolos que a juventude se espelha são geralmente jovens desajustados com músicas fazendo analogias a sexo, drogas e violência. A mídia, assim como o Governo, que deveria ser “conscientizadora” faz o papel inverso, influenciando o meio (população) para as injustiças. Os jornais, revistas, televisão, deveriam ser instrumentos para que tenhamos uma sociedade melhor e honesta, mas não é o que acontece. E de quem é a culpa?

Do professor. Claro que é assim que eles pensam, a culpa é de uma minoria, injustiçada, desmotivada e mal remunerada, é mais fácil atribuir a culpa a uma minoria. As noticias de corrupção que ouvimos todos os dias nos jornais é de quem? Mas na mídia não é divulgado os “bons exemplo” a divulgação maior sempre é das “más influências”. Além de tudo isso, temos os jornalistas, que teriam a “obrigação” e a ética de lutar por um mundo melhor, mas fazem o contrário, apoiando as “más influências” em nome de uma “liberdade de imprensa”, como foi o caso do jornalista português, quem nem lembro e nem quero lembrar o nome, que divulgou um artigo ontem falando sobre o caso do Rafinha Bastos, defendendo a “liberdade de imprensa”.

Outra notícia absurda é que eles querem acabar com o ENEM. Eles vieram com uma “conversa fiada” de fraude e assim querendo abolir. Gente! Prestem atenção! Quando colocamos algo na internet, há um perigo de “qualquer um” compartilhar dessa informação, entrar na mesma freqüência, tanto é que nos bancos tem vários avisos pra não falarem senhas e nem digitarem nos celulares. Tem muita gente perdendo muito dinheiro com o ENEM. Muitas faculdades federais estão adotando o Enem como uma forma de ingresso e abolindo o vestibular.Todos nós sabemos que faculdades públicas, ao contrário das escolas públicas, são “melhores” e para alunos de escolas públicas é uma maneira de entrar nessa faculdades com um esforço, mas sem ser algo além de suas condições. Pois a grande maioria que passa nesses vestibulares fez o Ensino médio em escolas particulares ou cursinhos.


Para concluir, o ENEM é uma grande oportunidade para aquele aluno de baixa renda que quer progredir e ter um futuro melhor. Mas, Senhor Digníssimo Governador, não adianta exigir no ENEM e fazer tudo isso se no ensino chamado Fundamental não for exigido nada, pois aí está a base do que você será no futuro, é daí que parte a “consciência” desde o começo. A consciência de que é importante aprender, estudar e ser honesto e VAMOS DAR O EXEMPLO, afinal de contas, o professor faz a sua parte, falta o Senhor fazer a sua.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Faça parte disso, afinal, você não é de outro planeta!



Existem fatos na física que nunca poderão mudar, uma dessas coisas é a mecânica clássica (Lei da física que estuda os movimentos). Ela até pode não funcionar em outros ramos da física, mas no caso dos movimentos aqui na Terra e relacionado ao mundo macroscópico (visível a olho nu).


 A história toda começou há muito tempo, quando Aristóteles estudou os movimentos, ele era “muito louco”, para ele os objetos caíam porque queria encontrar o seu lugar, de acordo com a natureza deles, ele dizia que a Terra era plana, como um disco, a sua teoria da velocidade era também bem diferente, vou explicar melhor, se você jogar duas pedras com tamanhos diferentes para o alto, a mais pesada cairá mais rápido por ter uma tendência maior para voltar ao seu lugar natural (Louco isso, não!). Mas se avaliarmos as condições da época (384-322 a.C.) ele foi genial.


 E, pensando bem ele foi um dos percussores de tudo isso. Além disso, estudou um monte de coisas que vale a pena conhecer, pois se temos toda essa tecnologia e esse progresso é graças a eles (cientistas e filósofos da história).

A fórmula da física, segundo Aristóteles seria essa:

v = F/R

v=velocidade F = força R= resistência do meio


Hoje a nossa fórmula é bem melhor:
Velocidade é a variação da sua distância dividida pelo seu  tempo percorrido.
 Imagine essa ideia de Aristóteles na época dos Flintstone!




Aí entra Gallileu Galilei (1564-1642) que, apesar de tentar provar que a Terra não era o centro do Universo (Geocentrismo)  e nem que era uma grande pizza, foi enclausurado numa torre, condenado pela igreja católica, isso foi em 1611. Agora pensem! Séculos e séculos com o mesmo pensamento e mesmo alguém querendo mostrar que a coisa era outra, eles não aceitaram.

 Imaginem se esse pensamento estivesse até hoje, quantos cientistas não teriam morrido! E quanto iríamos perder nos avanços científicos? Mas, apesar disso, Galileu não desanimou, e em 1632 ele volta a defender seu sistema Heliocêntrico e também fez muitas descobertas e invenções, entre elas o telescópio.




Apesar de tudo isso ele consegue publicar um de seus livros, pois os outros haviam sido censurados, seu livro sobre mecânica e foi assim, ele morreu em 1642, cego e condenado pela igreja. Mas, em 1983 a igreja o absolve (eu não errei a data não, apesar de não decorar datas). Pena que já está morto há muito tempo! Sem mais comentários!!!


Mas, antes disso, Nicolau Copérnico (1473-1543), apaixonado pela astronomia, chega a fundar um observatório, em 1513, para estudar o movimento dos corpos celestes e faz uma revolução nas idéias, em que o homem acreditava ser o centro do universo, o Heliocentrismo, isso foi em 1513. Se você estiver lendo isso com atenção vai se perguntar: “Por que um foi condenado e o outro não, se a idéia era a mesma e a época também? Boa pergunta, é legal conhecer um pouco mais da história. Vamos pesquisar! http://www.fisica.net/historia/historia_da_fisica_resumo.php


Depois disso passamos para um novo momento da física chamada Física Clássica e o principal personagem foi Isaac Newton (1642-1727), que já falamos dele e aí entra muito mais coisa (claro!) até chegarmos aos tempos de hoje. Isso é um tiquinho de nossa história e é muito importante conhecermos, pois através dos erros, da curiosidade e do conhecimento é que chegamos aonde chegamos. E não adianta fugir disso, pois você também faz parte dela, ou você é de outro mundo?




domingo, 23 de outubro de 2011

Vivo, morto ou zumbi?


Eu teria que nascer de novo para compreender toda a física, cada vez que leio um artigo fico mais apaixonada pela física. Pior é que tem gente que diz que não acredita. Tudo bem que há coisas que é além da imaginação, mas isso não quer dizer que não exista ou que nunca vá existir, afinal de contas nossa mente é limitada e, segundo dizem: Usamos só 10% do nosso cérebro (isso não é verdade).



Num artigo anterior eu postei sobre o gato que estaria vivo ou morto http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011/09/o-gato-de-schrodinger-tele-transpotado.html. Fiz uma brincadeira com essa história do gato, pra que você se interessasse e fosse conhecer mais. Só que essa história fictícia pode ser realidade e mais impressionante ainda é que não me refiro ao gatinho que apelidei, carinhosamente de Scho, mas com um físico italiano chamado  Ettore Majorana muito prestigiado no século 20, que desapareceu misteriosamente aos 31 anos.









Físicos que admiravam seu trabalho fizeram uma análise de suas cartas. Majorana possuía um grande conhecimento de física quântica, inclusive, ele previu que os neutrinos teriam massa, coisa que só foi confirmada na ultima década.


           Ele desapareceu aos 31 anos, numa viagem de barco entre Palermo e Nápoles (não sabe onde fica? Que tal Google maps!) e apesar de terem procurado, nunca foi encontrado o corpo (nem pensem que ele estava próximo ao Triângulo das Bermudas, porque não tinha nada a ver e mesmo assim a ciência já encontrou uma explicação para o mistério do Triângulo das Bermudas, e não é nenhuma explicação paranormal, é ciência veja mais no site  http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1638000&seccao=Biosfera, houve várias tentativas para explicar o estranho desaparecimento. O físico teórico Oleg Zaslavskii, da Karazin Kharkiv National University da Ucrânia, sugere agora que seu destino poderá, na realidade, ser parte de uma ilusão magicada por Majorana para demonstrar a sobreposição quântica. Este paradoxo (um fato que contradiz a lógica) em que uma partícula pode simultaneamente existir em dois estados quânticos mutuamente exclusivos é exemplificado pelo gato de Schrödinger onde numa experiência em que o gato pode estar vivo e morto ao mesmo tempo http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3830&op=all.



Em mensagens, cartas e telegramas que  enviou à sua família e a Antonio Carrelli , físico teórico da Universidade de Nápoles Zaslavskii ele tira a seguinte conclusão: “Um remetente, normalmente, espera que uma segunda mensagem chegue primeiro do que uma outra inicial cujo conteúdo é perturbador de forma a cancelá-la” No entanto, Majorana, pretendeu que dois eventos mutuamente exclusivos – o seu suicídio e a sua sobrevivência – co-existissem simultaneamente realizando-se “a versão de mecânica quântica da questão de Hamlet”. "Ser ou não ser, eis a questão" de Willian Shakespeare 



Já pensaram se isso for verdade?

Marjorana foi tema de um livro do físico João Magueijo, que é seu admirador http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/joao-magueijo-lanca-hoje-novo-livro-em-lisboa-1514297. E o que será que ele está pensando disso?
A física está desvendando vários mistérios, inclusive, no decorrer da história várias coisas foram desvendadas, vamos ver se essa história realmente pode ser confirmada, pois nem Spielberg seria capaz disso. Poderemos viver, morrer ou virar zumbi...credo!!!!










Revista Física

Revista Física:

'via Blog this'

Culpa dos Neutrinos








                             O charme das partículas elementres

Depois dos neutrinos resolverem sair em disparada,  contradizer Albert Einstein, virou festa! Agora apareceu uma teoria vinda sei lá de onde contradizendo a Grande Teoria da Gravitação! Só faltava, não existi a gravidade...mas, calma gente, não é bem isso! Segundo a Teoria de Einstein corpos de grande massa distorcem o espaço-tempo, ou melhor, curvam o espaço-tempo. Detectamos, hoje em dia, através da lente gravitacional.


Jordi Casanellas  outros físicos da Universidade Técnica de Lisboa descobriram uma teoria proposta há mais de um século por um tal de Arthur Eddington não está totalmente descartada e a culpa é de quem? Dos neutrinos e também das ondas acústicas solares. Vamos lá e vamos entender um pouco dessa coisa toda.

Arthur Eddington foi quem “traduziu” a teoria da relatividade para que fosse compreendida em inglês, afinal de contas, Einstein era alemão. Em 1919 publicou o primeiro artigo sobre essa teoria, só que desta vez em inglês, o nome do arquivo era  Report on the relativity theory of gravitation para que  Inglaterra conhecesse.

Adivinha quem é quem? Einstein e Eddington.


Ele comprova a teoria através da observação de um eclipse solar total, pois assim seria possível que uma estrela próxima ao nosso Sol deveria estar com a sua luz um pouco mais afastada, por causa da deformação do espaço-tempo sugerida por Einstein. Isso é meio confuso sim! É feito pelo ângulo de deflexão da luz.


Eddington não contradisse Einstein, pelo contrário, ele ajuda a confirmar a teoria. Na época houve um grande alvoroço e ninguém entendia direito a Teoria da Relatividade, somente três pessoas haviam entendido (como pode perceber não foi só você) e quando o repórter indagou Eddington a respeito, ele com bom humor, responde: E quem foi a terceira?

E tem outra historinha, todo mundo sabe que Einstein era uma “figura” brincalhona e quando perguntaram pra ele o que teria feito se sua teoria não tivesse sido confirmada por Eddington ele simplesmente responde: Eu diria que o bom Deus se enganou.

Até sua morte se concentrou na unificação das três teorias, Teoria de Tudo, a Relatividade, a Quântica e a Gravitação, coisa que até hoje estão tentando, esta parecendo a história do Teorema de Fermat  http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011/10/sabe-origem-matematica-do-donuts-e-uma.html e como foi difícil a confirmação.





Mas no caso de Eddington, sua teoria está baseada essencialmente em uma análise das relações adimensionais entre constantes fundamentais http://www.fisica.net/quantica/resumo_de_conceitos_da_mecanica_quantica.pdf (Essa a matemática explica). Além dessa dificuldade de unificação das teorias ainda tem mais coisa eu os físicos não conseguem encontrar uma solução, é a energia escura e o caso das singularidades, onde as leis da física não funcionam de jeito nenhum e tão enlouquecendo astrônomos, cosmólogos e os físicos em geral. Já pensou o que vai acontecer pro primeiro que conseguir isso? Vai ficar tão famoso quanto Albert Einstein, Você se habilita a tentar?